segunda-feira, 21 de abril de 2014

Olha a lagartixa!!!! Ou será um dinossauro???? rsrsr


 
 






Bolhas...

 






          







           Olha lá uma bolinha de sabão...






                    







E vem outra bolinha de sabão!!!!











1, 2, 3 são bolinhas!!!!
 
 









Eu adoro ver bolinhas de sabão!!!


Vamos brincar com o agrupamento C?







como é bom ser criança,fica na barriga e depois nascer
como é bom ser criança, conhecer o mundo e poder viver
que pena que eu tenho que crescer...ooooohhh...criança sempre eu quero ser
pra ficar brincando, pra ficar sonhando em voar
lá no azul do céu eu quero ser uma estrela pequenina a brilhar pra te iluminar
a se eu pudesse ser a mágica eu faria todo mundo mais feliz... muito mais feliz!!!

Aqui nós fazemos arte sim!












Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo.

"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo..."


O desenvolvimento do pensamento da criança está ligado à capacidade representativa, para que o pensamento aconteça é necessário que haja a capacidade de tornar presente, isto é, de substituir coisas ausentes por meio de palavras e imagens. A cada representação que a criança faz, o jogo simbólico e o desenho passam a ser uma necessidade, e é assim que elas vão se inserindo no processo de aprendizagem.

 

Integração...




 Entendemos que o CMEI é um lugar de construção do conhecimento, de troca, onde o diálogo é a forma em que esta construção acontece...


 
 Assim nos tornamos um grupo de fato! 






 Passamos a nos respeitar, nos ajudar e reconhecer formas diferentes de agir, pensar e ser nesse mundo...


 
É o lugar de se olhar, falar e ser ouvido. É aqui que elaboramos nossos discursos,  aprendemos a perguntar, a responder, a escutar a pergunta e a resposta do outro podendo refletir sempre que preciso for...



Brincar juntos significa falar e escutar o outro, criar laços, perceber as diferenças e semelhanças entre o que sou eu e o que é o amigo...


 É durante o processo de interaçã e negociação que as crianças conseguem atribuir significado aos objetos, ações, personagens criados...
Enfim, juntos nos construirmos constantemente!

Agrupamento E

"A única forma de alfabetizar é ver a leitura e a escrita como práticas sociais. Ensinadas de forma solta, as letras, as palavras e as normas gramaticais não servem para formar leitores e escritores. Essas coisas apenas tem sentido quando estão incluídas em situações de leitura e escrita." 
Ana Maria Kaufman










sábado, 5 de abril de 2014

Aprendendo com as novas tecnologias

O que é o Data Show? Para que serve? Podemos utilizar as novas tecnologias para enriquecer as aprendizagens em nossa instituição??? 




Brincando e aprendendo...

O jogo de boliche foi sensacional!!!! 


Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas.








 Percebemos também que  o jogo de boliche estimula a percepção espacial e a resolução de problemas a partir de um contexto lúdico.